sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Peça teatral resgatou história do município

Arceburgo: A comemoração pelos 100 anos do aniversário de emancipação politico-administrativa de Arceburgo, realizada durante todo este ano de 2011 presenteou os arceburguenses com uma comovente peça teatral “ARCEBURGO 100 – O MUSICAL” nos dias 01 e 02 de setembro. A peça dirigida pelo Maestro Coelho de Moraes proporcionou uma viagem ao tempo, cujo objetivo foi o resgate da história de Arceburgo, com um texto nostálgico, de bravura e muito divertido que encantou e emocionou o público durante os dois dias de apresentação. Composta por membros do GRADA (Grupo de Artes Dramática de Arceburgo) e por alunos e professores da rede municipal, a peça resgatou a migração dos europeus para Arceburgo, o coronelismo e a saga da família arceburguense que construíram esse município.
O tema central: Os imigrantes, onde o GRADA construiu ao longo de 3 meses de ensaios o painel das gentes que formaram São João da Fortaleza, depois Arceburgo. Num perfil histórico e comportamental, a peça nos conduz ao passado, tecendo um painel onde a figura dos imigrantes tem uma importância fundamental na formação do município. Segundo o diretor “foi muito difícil compor os atos da peça, devido ao fato de ser escrito por muitos atores diferentes”, explicou. Os autores dos textos são Francisco Bevilácqua, Sander Rogério, Dona Vita, Millor Fernandez, Giani Rudori, GMC Coy, entre outros. O musical usa cantigas populares e clássicas.
A iniciativa foi viabilizada por meio de uma ação conjunta entre a Secretaria de Educação e o Maestro Coelho de Moraes, cujo reconhecimento por seu trabalho artístico é saudado por todos. “Este é um momento ímpar em que o público tem ao seu alcance arte e cultura contando a história da cidade”, ilustrou o prefeito Antônio Roberto das Costa que se fez presente ao lado da primeira dama doutora Patrícia Comparoto Pricoli da Costa. Também estavam presentes o vice-prefeito Eliel Ferreira da Costa, a superintendente Municipal de Educação e Cultura Rosa Maria Magalhães Bassani Moraes, vereadores, diretores, professores, alunos da rede municipal e estadual de ensino, além do público em geral.
O elenco é composto por 38 atores que compõe o GRADA, e o grupo está com a agenda programada para apresentações em Mococa, Monte Santo de Minas, cidades do Sul de Minas e, segundo informações, até em Belo Horizonte está nos planos para exibição da peça.
Como parte integrante da comemoração do 1º Centenário de Emancipação Político-Administrativa do município na esfera cultural, além da peça teatral, merecem destaque o Selo Comemorativo, com uma bonita e vistosa estampa da Igreja Matriz e o lançamento do livro de depoimentos “Guardar Arceburgo... Um Presente Para o Futuro”, que reúne impressões e olhares de ilustres moradores da centenária Arceburgo. O livro foi editado em parceria entre a Prefeitura Municipal e o Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural do Município.

CONFIRA AS FOTOS:
“Arceburgo - 100 Anos, O Musical”





Um comentário: