quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Inaugurada a Nova FM a nova onda de Arceburgo



Arceburgo: Inaugurada oficialmente às 18h30 do dia 12 de agosto a Nova FM, 87,9 no dial está no ar. Com a vinheta Nova FM a Rádio da Cidade, o locutor Pepe foi às lágrimas quando anunciou a inauguração oficial da emissora. Mantida pela Associação Comunitária e Cultural de Arceburgo (ACCA), cujos membros são Pedro Furlan (DJ Pedrinho Braw), Kelson de Oliveira (Kelsinho), Wander Francisco Moreno Fernandes (Pepe) e Reginaldo Fernandes (Nardo Pica-Pau). A programação diária vai das 07h00 às 19h00 e é gerada no estúdio localizado na Praça Dr. Herculano de Paula Borges, 667, no coração da cidade. Segundo o presidente da ACCA, Pedro Furlan, “a Rádio hoje está no ar, é um sonho que acalentamos desde 2001 quando iniciamos o processo de conquista da concessão junto a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)”. E finalizando disse que “foi uma vitória, fruto de muito trabalho e estamos muito gratos a todos que se juntaram a nós nesta conquista”.
A Nova FM, durante a inauguração, recebeu muitas pessoas na sede e por participações ao vivo, via telefone, onde parabenizavam a equipe pela conquista da outorga concedida pelo Ministério das Comunicações, que lhe confere o direito de operar de forma regulamentar. Operando em 25 watts de potência, a emissora pretende levar a comunidade informação, cultura, entretenimento, e utilidade pública pelas ondas da 87,9 a Rádio da Cidade, 24 horas no ar. O telefone da emissora é (35) 3556-1184. A nossa “Folha” deseja longa vida a Nova FM, 87,9 MHz.

Secretaria de Saúde de Arceburgo promove capacitação de Agentes



Arceburgo: Prevenção e acompanhamento de pacientes em uso indevido de drogas é o tema de capacitação para Agentes de Saúde, a ser promovido pela Secretaria Municipal de Saúde nos dias 19 e 26 de agosto e 2 e 9 de setembro, no PSF São Sebastião (piscina), às 13h00. Os profissionais da área serão preparados para colocar em ação estratégias de prevenção e acompanhamento de pacientes, que se encontram nesta situação de risco. Segundo a Coordenadora do Programa, Ana Paula Barbosa Duarte, foto,, “por ter uma temática complexa e multidisciplinar, estamos estendendo a capacitação também para profissionais interessados no tema, mesmo sendo de outras áreas do conhecimento”, explicou a enfermeira do PSF. Estes profissionais serão multiplicadores das informações adquiridas nos cursos do Centro Regional de Referência, órgão ligado a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), que tem como objetivo a formação permanente dos Agentes do Programa de Saúde da Família (PSF) e de Assistência Social, que atuam nas redes de Atenção Primária da Saúde. A capacitação focará as ações de prevenção ao abuso do consumo de álcool e drogas em geral, priorizando a orientação de prevenção até mesmo antes que ele se inicie. Ao término das oficinas, os Agentes estarão capacitados para discutir, analisar e decidir quais as melhores estratégias para a real prevenção ao uso indevido de drogas, para ser implantado em toda rede de Saúde do município.

Acidente na MG-449 em Arceburgo: carro bate em carreta



Arceburgo: Às 10h30 do dia 19 de agosto, trafegavam no sentido Arceburgo/Guaranésia na Rodovia MG-449, o Peugeot 206, de cor preta, placa FGV 6767, de Campinas/SP, conduzido por Helquemara Fátima Daniel, 38 anos, e a carreta Scania, placa BEC 3000, de Guarujá/SP, dirigida por Elias Simplício da Costa, 47 anos. Segundo informações, no trecho em declive próximo ao Posto Mangueira o automóvel em manobra de ultrapassagem, ao perceber a aproximação de outro veículo no sentido contrário tentou retornar para trás da carreta, que freou bruscamente. Com a frenagem houve estouro do pneu e a carreta acabou saindo da pista. O carro tentou a ultrapassagem acabou batendo atrás da carreta, ficando com sua frente bastante danificada. Não houve vitimas, mas uma ambulância do hospital de Arceburgo foi acionada devido a gravidade da colisão. O B. O. nº 621453 foi lavrado pela Polícia Rodoviária Estadual de Guaxupé, que se movimentou rapidamente para sinalizar o local do acidente.

Iniciada a 3ª Copa Arceburgo de futebol de Campo edição 2011

Equipe titular do Santa Rita de Monte Santo



Em clima de comemoração devido ao 1º Centenário de Emancipação Político-Administrativa do município, teve início no Estádio Municipal do Pouso Alto, na tarde de domingo último, 21 de agosto, a 3ª Copa Arceburgo de futebol de Campo edição 2011. O torneio reunirá 8 equipes dos Estados de Minas Gerais e São Paulo, tendo, portanto, caráter interestadual.
No jogo de estréia, às 14h00, na preliminar os aspirantes da Santa Rita de Monte Santo e o Clube Atlético Arceburguense, fizeram uma partida muita disputada e o placar foi de 1 a 1. Rodrigo da Silva Frezarim marcou o gol para a equipe monte-santense no primeiro tempo e o gol de empate para o Clube Atlético Arceburguense saiu na segunda etapa através de Raul Santos Caetano. O time da Santa Rita é comandado por Carlos Roberto da Silva e a equipe arceburguense por Luiz Ferrarez Filho. Às 16h00 se confrontaram os times titulares e no final o placar registrou 4 a 4. A etapa complementar foi muita disputada e os gols foram assinalados por Samuel Fidelis (2), Marcelo Alcântara Dias e Rafael Simoni Bessa para a equipe monte-santense e para o time de Arceburgo marcaram Silas Mariano, Wander Francisco (Pepê), Cleber Oscar de Oliveira e Renato Dias, todos no segundo tempo do jogo.
O pontapé inicial desta partida foi dado pelo prefeito Antônio Roberto da Costa, que compareceu para prestigiar o início do torneio. O trio de arbitragem foi composto por Ricardo Alessandro da Cruz (árbitro), Sebastião Costa (auxiliar 1) e Valéria Trevisani (auxiliar 2). O campeonato encerrará em 27 de novembro, com jogos em todos os domingos no mesmo local e horário. A competição é organizada pelo Departamento Municipal de Esportes da Prefeitura Municipal de Arceburgo.
Equipe principal do Clube Atlético Arceburguense

Concurso de pipas em Arceburgo do dia 14/08 foi um sucesso.

Arceburgo:- Foi num clima de confraternização que ocorreu o 1º Concurso de Pipas, na manhã de domingo, 14 de agosto, Dia dos Pais. O evento realizado pelo Conselho Tutelar, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Polícia Militar. Reunidos no Estádio do Pouso Alto, estavam participando competidores de várias faixas de idades. As regras eram não usar cerol; as pipas tinham que voar (sair do chão); não eram permitidas pipas industrializadas (compradas); menores de 7 anos deveriam estar acompanhados dos pais; os competidores de maior e menor idade deveriam apresentar documento em caso de vencedor. O corpo de jurados era composto de cinco membros: Rosa Bassani Magalhães de Moraes secretária Municipal de Educação e Cultura, Edson Ferreira da Costa sargento da Polícia Militar, Daniela Bolorini, Paulo Sérgio Pereira e Gilberto de Souza Júlio.
Os vencedores premiados com um vistoso troféu foram: pipa mais bonita até 12 anos Taian Fernandes Marion (7 anos); pipa mais bonita acima de 12 anos Alex Júnior P. Ferreira (16 anos); menor pipa até 12 anos Jonatas Gustavo da Silva (11 anos); menor pipa acima de 12 anos Lucas Mendes da Silva (13 anos); maior pipa acima de 12 anos Washington Frederico (14 anos); maior pipa menor de 12 anos Matheus Marques da Rocha (12 anos); pipeiro mais novo Sophia Borguetti (1 ano); pipeiro mais velho João Carlos Ferreira (52 anos).
A idealização e organização do concurso foi dos membros do Conselho Tutelar de Arceburgo, presidente Natal Donizeti Teodoro, e os conselheiros Eliseu Bolorini e João Carlos Ferreira. No ato de encerramento, o presidente do CT disse para a nossa “Folha’ que “o importante é a participação, pois o objetivo do concurso foi a confraternização entre pais e filhos, nesta data especial que é o Dia dos Pais, onde os valores como amizade e união devem ser exercitados e valorizados”.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pavimentação da Avenida Dr. José Luís de Moraes que dá acesso a COHAB Santa Terezinha foi concluída.

Por sua importância e tamanho, a avenida será uma das mais importantes do município



Arceburgo: As obras de pavimentação da Avenida Doutor José Luiz de Moraes (que dá acesso ao bairro Santa Terezinha) já foram concluídas há uma semana, e tem despertado muita felicidade e expectativas nos arceburguenses. Há dias os moradores da Santa Terezinha já estão desfrutando de um acesso ao seu bairro com maior segurança, comodidade e qualidade de vida. Suas casas também foram valorizadas, já que a pavimentação dessa avenida trouxe melhor infraestrutura aos bairros. O asfaltamento da avenida representou investimentos de 627 mil reais em obras de infraestrutura. Desse total, 170 mil reais são provenientes de recursos próprios da Prefeitura Municipal. O restante é fruto de convênio com o BDMG, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, do Governo Estadual.
A obra, apontada como um marco no processo de urbanização dos bairros Santa Terezinha e Nova Arceburgo consistem do asfaltamento de uma avenida com uma largura de dez metros e uma extensão de mil e quinhentos de metros de extensão (15.000 m²). Além da pavimentação, toda a extensão da avenida foi iluminada com 31 luminárias, compreendendo 1.300 metros de rede de iluminação com lâmpadas de 150 watts.
Novas Inaugurações
Como parte do Centenário Político-Administrativo do Município, está marcado para o dia 30 de agosto, feriado municipal, a entrega das 50 casas populares do Conjunto Habitacional Nova Arceburgo. As casas já estão concluídas e em breve serão iniciado a pavimentação total do bairro. As 50 famílias beneficiadas já foram selecionadas através de critérios técnicos definidos pela COHAB/MG.
O prefeito de Arceburgo, além de destacar a construção dos conjuntos habitacionais como oportunidade das famílias menos favorecidas adquirirem a casa própria em prestações acessíveis, ressaltou outro ponto positivo: a geração de empregos e renda que as obras proporcionam na cidade. Entusiasta e idealizador do projeto habitacional, o prefeito tem se orgulhado dessa realização: “O objetivo comum desse projeto é proporcionar às famílias uma vida com maior conforto, concretizando o maior sonho de todos, que é morar dignamente em casa própria,” disse. Esse projeto habitacional deverá melhorar a vida de parcela da população que sonha com uma moradia própria, em uma saliente transformação social no município. Com essas realizações, acrescido ao equilíbrio fiscal, sem endividamento, Antônio Roberto da Costa deverá entregar a prefeitura ao sucessor para que este dê seguimento ao seu projeto desenvolvimentista com justiça social e empreendedorismo.

Acidente no trevo de Arceburgo que liga Arceburgo/Guaranésia causa susto e prejuízos




Arceburgo: Às 15h30 do dia 4 de agosto, no trevo da Suporte Rei em Arceburgo, no sentido Guaxupé/Mococa, na MG-449, envolveram-se em uma colisão um veículo Fiat-Fiorino placa ERB-6560, de Campinas/SP, dirigida por Paulo Roberto S. de Oliveira (61 anos), e o Monza de placa BRI-1439, de Guaxupé, conduzido por Luís Carlos Evangelista (46 anos). De acordo com o B.O. nº 621359 lavrado pela Polícia Rodoviária de Guaxupé, o Monza freou bruscamente ao passar pelo redutor de velocidade e a Fiorino que vinha logo atrás não conseguiu frear e acabou colidindo na traseira do Monza, que além do motorista tinha também mais três ocupantes. Apesar do forte impacto, onde os veículos ficaram bastante danificados, não teve vitimas com ferimentos graves, apenas o condutor da Fiorino foi encaminhado para o Pronto Socorro local sentindo fortes dores no peito, onde passou por exames médico e liberado em seguida.

4º Milharal do Centro Educacional Cory recebe grande público


Arceburgo: Com grande público que lotou as dependências do Ginásio Poliesportivo Municipal “Dr. José Miguel Jorge”, aconteceu na noite de sábado, 6 de agosto, e na tarde de domingo, 7 de agosto, o 4º Milharal do Centro Educacional da Cory – C. E. C. -. Nas edições anteriores a festa foi realizada em julho, mas conforme explicou o presidente da Cory, o empresário Nelson de Castro, “por questões de programação este ano a festa está sendo realizada em agosto, ela reúne as famílias, alunos, professores e a comunidade numa grande confraternização”. A C. E. C. conta com 152 alunos, desde a educação infantil (I e II, na faixa dos 2 aos 6 anos), até o 8º ano (antigo ginásio) entre 13 a 14 anos, num total de 23 professores. Segundo a Coordenadora Pedagógica, Valéria Franchi Ascoli, “a festa é muito importante para o aprendizado dos alunos, pois permite aos alunos uma melhor socialização, se interagem com alunos de outras escolas, se movimentam para participar da organização e planejamento dos festejos. Entendemos, assim, que no futuro se tornarão cidadãos mais preparados para a vida”.
O 4º Milharal teve barracas das delicias do milho (curau, pamonha, bolo de fubá, milho cozido entre outros), pipoca, bebidas diversas, palco com apresentações musicais, dança e o bingo que é o ponto alto da festa, muitas crianças e gente bonita que compareceu para alegrar ainda mias este grande acontecimento.
A Cory conta com 370 funcionários operando em dois turnos, participa do segmento alimentício e é através destes eventos de grande porte, aberto a comunidade, que mostra a sua presença e força numa verdadeira demonstração de cidadania e responsabilidade social.

ACI de Mococa promove grande evento

Regional: Com a iniciativa de levar a comunidade produtos e serviços, a Associação Comercial e Industrial de Mococa (ACI) promove neste mês de agosto: “A ACI Mais Perto de Você”. O evento é composto por parcerias com empresas públicas e privadas, reunindo vários segmentos, entre os quais de estética, saúde, entretenimento, entre outros.
O vice-presidente da ACI, Eduardo de Carvalho, ressalta que “o propósito da ACI e os seus parceiros é levar produtos e serviços a comunidade. A ACI vai onde o público está”, finaliza. Algumas parcerias consolidadas são a Prefeitura Municipal de Mococa, Instituo PROE (Integração Estagiário – Empresa), Sistema FaFEM, Funvic (qualificação profissional), Unimed, Mary Kay (estética e beleza).
Este é o segundo ano que é realizada esta iniciativa idealizada pela ACI e a programação é a seguinte: No dia 6 de agosto, sábado, foi a vez da Praça do Rosário, no coração da cidade, a receber o evento. No dia 14 será na Praça da República, na Vila Santa Rosa. Dia 21 na Cohab II, em frente a Igreja Santa Luzia e no dia 28 nas quadras da Cidadania, na saída para São Paulo. Compareça e prestigie!


Prefeito será condecorado com Prêmio Empreendedor Ozires Silva



O prêmio reconhece a capacidade administrativa de Antônio Roberto da Costa que tem elaborado os melhores projetos e implantado ações em favor do desenvolvimento de seu município.


Arceburgo: Como parte de seu governo bem sucedido e por conta de sua altíssima aprovação popular, o prefeito de Arceburgo, Antônio Roberto da Costa receberá o honroso Prêmio Empreendedor Ozires Silva 2011. A premiação, promovida pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é uma iniciativa que visa identificar e reconhecer o empreendedorismo nos principais setores de atividade econômica do Brasil que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento sustentável da sociedade através do empreendedorismo das suas ações. O nome do prêmio leva o nome de Ozires Silva, um dos maiores empreendedores brasileiros e fundador da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Ex-ministro da Infraestrutura e ex-presidente da Petrobrás, oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o empresário Ozires Silva, que empresta seu nome à premiação, marcará presença na cerimônia que será realizada em Guaxupé, dia 23 de setembro, às 20 horas no Teatro Municipal, onde ocorrerá palestra, entrega de prêmios, fotos, autógrafos, e coquetel aos agraciados e convidados.


Antônio Roberto da Costa foi reconhecido por suas politicas públicas de desenvolvimento de pequenos negócios locais, provocando impacto sócio-econômico, com a geração de emprego e renda e conseqüente melhoria de qualidade de vida dos arceburguenses. A extensa rede de serviços, obras empreendidas e as positivas perspectivas para a geração de empregos no município, também reforçaram sua indicação ao Prêmio Empreendedor Ozires Silva 2011.
O objetivo das premiações é estimular, incentivar, multiplicar as boas experiências aplicadas pelos Prefeitos para que elas sejam compartilhadas por outros gestores públicos no exercício de suas funções. “É um reconhecimento isento e técnico pelos serviços e projetos desenvolvidos por nosso governo bem sucedido. Trabalhamos para ter resultados de qualidade”, afirmou o prefeito arceburguense.

Arceburgo: abertas as inscrições do concurso público


As buscas por estabilidade e por um salário seguro estão mais próximas do cidadão. Começa no dia 10 de agosto, as inscrições para o concurso público de Arceburgo.
São setenta e quatro vagas oferecidas, para os cargos de professores, motoristas, serventuários gerais, médicos, médicos especialistas agentes de saúde, pedreiro, tratorista, técnicos em manutenção, radiologia, enfermagem e informática, etc.
A banca realizadora do concurso é a empresa SEAP, Serviço Especializado em Administração e Projetos Ltda, com sede em Belo Horizonte. Realizadora de vários concursos públicos por todo o país, notadamente no estado mineiro, a SEAP, é a mesma banca que está organizando o concurso público de Monte Santo de Minas.
O objetivo do concurso pela Prefeitura Municipal é atender ao preceito constitucional de prover seus funcionários por meio de processo seletivo e substituir funcionários terceirizados e temporários. Uma Comissão Examinadora formada pelo prefeito, secretários, coordenadores e chefes de seções formularam criteriosamente as vagas a serem preenchidas. As opiniões adversas dessa Comissão refinaram objetivos comuns, pertinentes à administração municipal.
Critérios e sugestões, como limitar o acesso de outros habitantes ao concurso público não foram aceitas, porque teria como consequência a própria negação da igualdade que deve permear constitucionalmente em concursos. A Constituição Federal assegura a acessibilidade dos cargos públicos através dos concursos a todos os brasileiros “que preencham os requisitos estabelecidos em lei”. (Art. 37, l)
Não tornar público essa iniciativa foi outra sugestão desacatada pela Comissão Examinadora, dado que a publicidade insuficiente compromete o processo seletivo, vez que suprime direitos dos candidatos excluídos da informação do Edital, impedindo-os de participarem igualitariamente.

CONCURSO IDÔNEO E TRANSPARENTE
O concurso será regido pelos princípios da publicidade, competitividade e seletividade.
Haverá igualdade de condições com todos os candidatos, especialmente no que se refere ao conteúdo das provas, nos critérios de avaliação e aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para a aprovação.
Tudo transcorrerá em prazo hábil e cercado das recomendáveis cautelas, o que o revestirá da necessária legitimidade, legalidade.
Em resguardo aos interesses dos portadores de deficiências físicas, especialmente à luz do conteúdo social que virá a atingir; a Prefeitura Municipal atenta às leis reservará parcela proporcional das vagas aos deficientes, como determina a lei.

EDITAL DEVE SER LIDO COM ATENÇÃO
O edital do concurso público deve ser lido com prestativa atenção. É nele que estará estabelecido o número de vagas, as atribuições do cargo, o período, a forma e os locais de inscrição, a validade do concurso (no máximo dois anos, renovável por igual período), e se haverá ou não curso de formação. No edital estarão claras também as exigências de níveis de escolaridade e formação, o salário oferecido, o valor da inscrição, as fases do processo seletivo e seus prazos para recursos.
Os cargos técnicos que exigem conhecimentos específicos para seu desempenho, dada a natureza técnica da função, também constarão no edital.
Caso o candidato seja portador de necessidade especial, este deve estar atento ao edital e verificar como e quando solicitar as condições especiais que precisa para realizar as provas.

É A PREFEITURA PREOCUPADA COM O BEM PÚBLICO
Com o concurso público, a Prefeitura Municipal aposta numa Administração apoiada num serviço público com funcionários capacitados e operacionais.
A Prefeitura Municipal regulará o estágio probatório do concurso público, justificadamente avaliando as conveniências ou não da permanência dos aprovados, apurando os requisitos funcionais de sua estabilidade: idoneidade moral, aptidão, disciplina, assiduidade, dedicação, eficiência, etc.
Para o prefeito Antônio Roberto da Costa, “qualquer administração pública não pode continuar sendo vista com práticas costumeiras e naturais de empregabilidade sem qualquer critério, mérito. O concurso público significa um aprimoramento da prestação dos serviços, pois dá as pessoas qualificadas e capazes à oportunidade de ocuparem cargos e funções públicas por meio da seletividade”, orgulha-se o prefeito.
Maiores informações: www.seapconcursos.com.br

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Arceburgo sedia reunião de Moto Clube



Arceburgo: Tarde ensolarada, ronco de motores, muitas motos, leitoa assada e rock n’ roll. Em clima de muita descontração, acontecia o encontro do Moto Clube Bodes do Asfalto. Motociclistas vindos de várias cidades de Minas e São Paulo lotavam as dependências do Restaurante Lindomar, na tarde do último sábado, 30 de julho, com suas jaquetas de couro e capacetes multicoloridos. O Moto Clube é nacional com sede em Feira de Santana, na Bahia, foi fundado em 2002 e possui 4.500 membros. Segundo Edson Manoel Motta, coordenador da facção sudoeste mineiro, “o Moto Clube Bodes do Asfalto é registrado no Guiness Book como o maior Moto Clube do Brasil e tem como objetivo dar apoio aos maçons motociclistas de todo o Brasil”. A facção Mogiana (cidades do estado de São Paulo) tem como coordenador Djalma Ferreira de Lima, de São José do Rio Pardo, que explicou que o motivo da festa era a posse dos dois coordenadores. Várias cidades estavam representadas, de Minas: Cássia, São Sebastião do Paraíso, Guaranésia, Poços de Caldas, Guaxupé, Alfenas, Nova Rezende e outras. No lado paulista: Mococa, São José do Rio Pardo, Pirassununga, Batatais, e outras localidades. O som ficou por conta da Banda Hell Fire Overdrive, formada por Diego Bevilacqua (vocal) e pelos irmãos Rafael (bateria), Tales (baixo) e Emanuel Carosia (guitarra), que mesmo tocando na rua mostraram talento e ótima performance na execução de clássicos do rock dos anos 60 e 70. O público sentado em mesas, em plena Rua Balbino Soares, que foi interditada neste trecho, acompanhava toda a movimentação num clima de alegria e confraternização. As fotos registram e confirmam o que as palavras não consigam transmitir.


Conselho Tutelar de Arceburgo faz apreensão de linhas de pipas com cerol

Natal, presidente do Conselho Tutelar de Arceburgo,
com as linhas com cerol apreendidas.



Arceburgo: O Conselho Tutelar através de blitz realizada no município, neste período de férias escolares apreendeu grande quantidade de linhas de pipa com cerol (pó de vidro e cola). De acordo com os conselheiros tutelares, o adolescente ou adulto flagrado utilizando o cerol em sua linha poderá ser encaminhado para a Delegacia de Polícia, no caso de menor de idade juntamente com os seus pais, para ser lavrado o ato infracional baseado no artigo 132 do Código Penal, que discorre sobre o ato de colocar a vida de outra pessoa em perigo.
Em entrevista para a nossa “Folha” o presidente do Conselho Tutelar de Arceburgo, Natal Donizeti Teodoro, afirmou que “o índice de acidente causado pelo uso do cerol vem crescendo em todo o país e a lei tem sido aplicada para evitar que o número de vitimas cresça ainda mais”. Ainda segundo a lei, como o menor é imputável, este não será penalizado. Os pais, porém, podem ser qualificados no artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por descumprimento do dever de pátrio poder, ou seja, por ter permitido que seus filhos brinquem com substâncias perigosas. Como penalidade terá de pagar uma multa que pode variar de 3 a 20 salários de referência. Se a linha cortante conseguir matar, o crime passa a ser homicídio. A lesão corporal, crime previsto no artigo 129 prevê pena de detenção de três meses a um ano. Já o crime de homicídio prevê a pena de reclusão de 6 a 20 anos. O uso de cerol é crime! Denuncie! Conselho Tutelar de Arceburgo (35) 3556-2516 / 9977-1921.

Campeonato do futsal de férias tem final emocionante

Arceburgo: Iniciado em 18 de julho com 12 times, terminou na noite desta sexta-feira última, 29, o Torneio de Futsal de Férias organizado pelo Departamento Municipal de Esportes da Prefeitura Municipal de Arceburgo. Com grande público presente no poliesportivo municipal, a preliminar reuniu as equipes do Ipiranga contra a Cohab que conquistou o 3º lugar ao vencer a partida por 4 a 2, deixando o Ipiranga com a 4ª posição. O primeiro tempo terminou com 2 a 1 para a Cohab com gols de Jonas Henrique Fonseca Castro e Rafael Felipe Martins Silva e pelo Ipiranga marcou Douglas da Silva Melo. No segundo tempo Rodrigo Vitorino de Castro assinalou dois gols para a Cohab e David de Moraes Gomes marcou para o Ipiranga, com o placar eletrônico registrando 4 a 2 a favor da Cohab.
Na disputa do título de campeão entre as equipes Rei Auto Parts e Burgo Motos Futsal, num jogo muito disputado prevaleceu o empate em 2 a 2. No primeiro tempo, com gol de Luan Costa Quintilhano o Burgo Motos vencia por 1 a 0, mas no segundo período André L. Rodrigues Sancheta e Eder Ricardo c. da Silva marcaram para a equipe da Rei Auto Parts e Wesley da Silva Assunção para o Burgo Motos, dando números finais a partida que ficou em 2 a 2. A decisão foi para os pênaltis e a Rei Auto Parts sagrou-se campeã, ficando o vice-campeonato para o Burgo Motos. A torcida comemorou com entusiasmo e vibração a decisão final do Torneio de Férias, principalmente na entrega dos troféus pelo diretor do Departamento de Esportes, Lidmo Bevilacqua, o Lidiminho, que deixava escapar um ar de vitorioso pelo grande êxito do campeonato que chegava ao seu final. O time campeão tem como técnico Rogério Pereira Martins e o vice-campeão é dirigido por Henrique César Gonçalves. Os árbitros foram Rafael Casteli Prini e Roberta Kelly dos Anjos.
De acordo com informações, a partir do dia 15 de agosto terá início o Campeonato Intermunicipal reunindo 10 equipes da região.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Arceburgo: Igreja da Matriz está sendo revitalizada pela Prefeitura Municipal

Há uma semana, a Igreja Matriz de São João Batista de Arceburgo está sendo revitalizada. As obras compreendem a troca de todo o telhado, bem como a pintura externa. As obras está sendo executada pela Construtora Cidade Forte que venceu a licitação pelos serviços. Os investimentos são de 62 mil reais, provenientes em recursos próprios da prefeitura.
A reforma da Igreja é parte dos compromissos do prefeito Antônio Roberto da Costa com esta Igreja Matriz, já que agora, ela é um Patrimônio Histórico de Arceburgo, pois foi tombada pela Prefeitura Municipal, acolhendo recomendação da Comissão Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.
“A igreja tem conteúdo histórico impressionante e o seu tombamento histórico e sua revitalização potencializa ainda mais seu valor cultural e turístico. O município tem inúmeros patrimônios já preservados; e a prefeitura tem de se colocar sempre a disposição para atuar na defesa de todos eles”, assegurou o prefeito.
A Igreja da Matriz foi construída toda em estilo neoclássico com inspiração francesa e contou com a colaboração de distintos arceburguenses que arcaram com as despesas. O principal protagonista por esta construção foi o senhor Francisco Lima de Souza Dias, o Chiquinho Major. Ela foi inaugurada em 24 de junho de 1928, compatível com o crescimento da cidade.
De grande importância artística e religiosa, os forros são da técnica de estuque, tanto da nave quanto da capela-mor, foram pintados por Alberto Ferrante, natural de Franca/SP. As imagens retratam a encenação do nascimento e morte de São João Batista, padroeiro da Igreja e do município.
A iniciativa pela revitalização pelo prefeito Antônio Roberto da Costa objetiva comemorar oportunamente os 100 anos de emancipação politico-administrativa do município arceburguense, a ser celebrado durante todo o ano de 2011.
Populares em geral tem parabenizado o prefeito em co­la­bo­rar com a res­tau­ra­ção do pa­tri­mô­nio da ci­da­de.
“A Igreja Matriz representa muito para nossa cidade, é um patrimônio histórico. É uma grande obra, que resgata a memória da nossa cidade”, disse Cecilia Galvani.