quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sábado, dia 22/10 tem América Country Dance no CSRA.

É nesse sábado, dia 22/10 a partir das 23:30 no CSRA. Ingressos antecipados na Lanclub.

IMA de Arceburgo faz alerta para grave doença que ataca os citros


Na foto vemos os representantes do IMA: engenheiro agrônomo Walderi A. Leite e Geraldo Faria de Oliveira, gerente regional de Educação Sanitária


Foi nas dependências da Câmara Municipal, na noite de quinta-feira, 13 de outubro, que representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão ligado ao governo do Estado de Minas Gerais, alertaram os vereadores e o público presente sobre grave doença que vem causando enormes prejuízos aos citricultores, a chamada “Greening”, considerada a pior doença dos citros no mundo, também chamada de “Huanglongbing” (HLB).
A doença foi detectada em 2004, em pomares das regiões centro sul do Estado de São Paulo. As plantas contaminadas produzem menos frutos, ficam menores, com menor quantidade de sólidos solúveis por caixa, maior acidez, menor ratio e queda percentual do suco. O sintoma inicial do Greening aparece geralmente em ramo que se destaca pela presença de folhas amareladas em contraste com a coloração verde das folhas dos ramos não afetados.
O agrônomo Walderi A. Leite, do IMA, alertou que com a evolução da doença há intensa desfolha dos ramos afetados, e os sintomas começam a aparecer em outros ramos da planta e contamina toda a copa, inclusive com o surgimento de seca e morte de ponteiros. Aparecem também acentuados sintomas de deficiência de zinco nas folhas dos ramos afetados. Segundo o agrônomo, o agente causador da doença é a bactéria chamada “Candidatus Liberibacter SSP”, que vive e se desenvolve no floema das plantas. Nos pomares paulistas, em plantas cítricas com sintomas da doença, foi constatada a forma asiática “Candidatus Liberibacter Asiaticus”, e uma nova forma desconhecida de bactéria somente encontrada no Brasil. As duas espécies de bactérias, bastante agressivas, também foram encontradas na planta ornamental conhecida como murta, falsa murta ou murta de cheiro (Dama da Noite), hospedeira do vetor da bactéria. Segundo decisão do Ministério da Agricultura, o citricultor é a pessoa mais indicada para enfrentar o Greening, o seu olhar atento é que manterá seu pomar livre da doença.
A Instrução Normativa publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento determina que o produtor é quem deve fazer as inspeções da doença em seu pomar. Toda a planta com sintoma deve ser imediatamente eliminada. O IMA está distribuindo uma cartilha completa sobre o Greening juntamente com a Portaria 1133, de 13 de abril de 2011, que estabelece procedimentos complementares e delimita as áreas para adoção de medidas de prevenção e erradicação do Greening em Minas Gerais. Mais informações no site: www.ima.mg.gov.br ou pelo telefone (35) 3522-4036 / 4073.

Concurso Público em Arceburgo transcorreu em clima de tranquilidade

Candidatos na E. E. Cel. Lucas Magalhães checando
a listagem do concurso

Verônica Vasconcelos da empresa que organizou o concurso público da Prefeitura de Arceburgo



O processo seletivo para preenchimento de 86 vagas para provimento do quadro de servidores da Prefeitura Municipal transcorreu em clima de tranquilidade. Entrevistada por nossa “Folha”, Verônica Vasconcelos, diretora do SEAP/BH (Consultoria e Concursos Públicos), organizadora e realizadora do processo seletivo, informou que “são 583 candidatos inscritos, as listas com os nomes e sala estão afixadas na E. E. Coronel Lucas Magalhães e E. M. Coronel Cândido de Souza Dias, onde os inscritos foram distribuídos”.
As provas foram iniciadas às 09h00, com abertura dos portões às 08h30. No sábado, dia 8 de outubro, 49 candidatos concorreram a 2 vagas para Agente Sanitário; 3 para Agente Comunitário de Saúde; 1 para Enfermeiro Padrão, 3 para Auxiliar de Enfermagem e 3 para Médico, perfazendo um total de 12 vagas oferecidas. No domingo, 9 de outubro, no mesmo horário do dia anterior, 534 candidatos disputaram os 26 cargos/funções, totalizando 74 vagas oferecidas. A maioria dos candidatos avaliou o nível de dificuldade das provas como médio. As placas dos carros estacionados nas imediações dos locais das provas revelavam a origem dos inscritos: São Paulo, Mococa, Campinas, Caconde, Tapiratiba, Pirassununga, Casa Branca, Bariri no lado paulista, e Belo Horizonte, Passos, Alfenas, Guaxupé, Guaranésia, Muzambinho no Estado mineiro. Havia um carro de Bento Gonçalves/RS, onde um casal de gaúchos, sentados em cadeiras de praia, saboreava o tradicional chimarrão, enquanto aguardava uma pessoa da mesma família que realizava a prova.
Não houve qualquer tipo de ocorrência durante a realização do concurso, os horários de abertura dos portões e da prova foram cumpridos conforme planejamento prévio da equipe que organizou e realizou todas as etapas do processo seletivo. O resultado final está previsto para ser divulgado em 30 de novembro. Mais informações no site da SEAP www.seapcursos.com.br ou pelo telefone (31) 3261-1194.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Arceburguense, Dr. João Maffud Cilli lança coleção de livros infantis

O secretário Municipal do Meio Ambiente de Arceburgo, Ademir Carosia, à esquerda, foi levar seu abraço ao autor João Maffud Cili, durante o lançamento da Coleção Roquito


A mega Livraria Paraler no Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto/SP, ficou pequena para receber as mais de 500 pessoas que foram prestigiar João Cili, conhecido carinhosamente por Dione, no lançamento da coleção de três livros infantis, a Coleção Roquito. Na bonita tarde de sábado, 8 de outubro, o autor recebeu amigos, familiares, um ônibus com quase 50 pessoas saiu de Arceburgo para acompanhar o lançamento do “O Sonho de Roquito”, “As Dúvidas de Roquito” e “As Viagens de Roquito”, a trilogia conta com ilustrações de Semíramis Paterno.
Em meio a abraços, dedicatórias, saudações, num pequeno lapso de tempo o autor disse para Estevam Ziwian, da nossa “Folha” em Arceburgo, que “este é um projeto que coloquei toda a dedicação. A inspiração para compor as estórias de Roquito veio do meu filho João Luiz, com 8 anos, estou num momento de plena realização”, salientou, em clima de comemoração.
O autor – João Baptista Cili Filho nasceu em Guaxupé/MG, viveu sua infância e adolescência em Arceburgo, e cedo se mudou para a capital paulista para estudar na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP). Sonhador e criativo, participou de movimentos sociais e atividades culturais como a música, poesia e agora em estórias infantis. Foi servidor da Justiça do Trabalho desde os 20 anos e ingressou na magistratura aos 26. Saiu de São Paulo para trabalhar no interior, próximo aos familiares. Casou com uma jardinopolense, Alessandra Miranda, e atualmente reside em Jardinópolis/SP. Os três livros infantis serão comercializados pelo Rotary Club de Jardinópolis e pela Editora Coruja, através do site: www.editoracoruja.com.br, vale lembrar que toda a renda da coleção será doada para a APAE de Jardinópolis.


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Arceburgo comemora o Dia do Idoso

Arceburgo: Com a temática “O idoso em movimento”, a Secretaria Municipal de Saúde comemorou no dia 30 de setembro o Dia Mundial do Idoso. A coordenação e a equipe dos agentes comunitários de saúde dos PSFs prepararam uma programação, que visava promover melhor qualidade de vida ao idoso. Os locais escolhidos para as atividades foram o Clube dos Trabalhadores, Parque Ambiental e o Asilo, com a realização de caminhadas, aferição de pressão arterial, bingos, cortes de cabelo, orientações sobre saúde, ginástica e café. Podia-se notar a alegria estampada no rosto daqueles que se encontram na “melhor idade” durante o evento.
Segundo a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Rosa Quintiliano, “hoje o número de idosos (acima de 60 anos) chega a 20% do total da população, daqui a 20 anos serão mais de 50%. A idéia do encontro é chamar a atenção da sociedade para a promoção de um envelhecimento saudável, que ele não seja um sinal de decadência física e mental”, frisou. De fato no momento em que se realiza, nesta semana, em Brasília – DF, a III Conferência Distrital da Pessoa Idosa, que tem como objetivo a formação de diretrizes eficazes para a elaboração de uma política pública de atenção ao idoso. Com isto, preparando a sociedade para promover a inserção social do idoso no sentido de quebrar paradigmas sociais existentes, em que pessoas idosas são classificadas como incapazes e dependentes. Iniciativas como “o idoso em movimento”, promovem a valorização e a dignidade daqueles que muito contribuíram para que nesta fase da vida tenham o devido reconhecimento social.

Prefeituras de Monte Santo, Arceburgo e Guaranésia assinam convênio com a FaFEM / FUNVIC – Mococa

Munícipes serão beneficiados com bolsas (descontos) para os cursos oferecidos pela Faculdade
Assinatura do convênio na Prefeitura Municipal de Arceburgo. Na foto, o diretor da FaFEM, professor Jorge dos Santos Gomes Soares, o prefeito municipal Antonio Roberto da Costa, a Superintendente da Educação, professora Rosa Maria Bassani Moraes, e o presidente da Fundação, Dr. Eduardo Ribeiro Barison



Monte Santo: A FaFEM – Mococa assinou Convênio de Cooperação Pedagógico - Técnico – Científico com as prefeituras municipais de Monte Santo de Minas, Arceburgo e Guaranésia. Com isso, os moradores dessas cidades serão beneficiados com bolsas a título de descontos e poderão participar dos programas e projetos educacionais desenvolvidos pela Faculdade.
Os interessados em cursar o nível superior poderão participar do “Faculdade Para Todos”, um programa desenvolvido pela Instituição de Ensino que reúne uma série de ações sociais de concessão de bolsas aos alunos e novos alunos da faculdade. Também serão beneficiados os alunos que realizarem transferências para a FaFEM.
Para servidores públicos municipais das cidades que assinaram o convênio e seus respectivos dependentes, poderão contar com um desconto diferenciado, desde que opte pelo pagamento das mensalidades através de desconto em folha de pagamento.
Para participar do Programa e realizar o sonho do curso superior é necessário se inscrever no Vestibular da FaFEM / FUNVIC – Mococa. As inscrições estão abertas através do site www.fafem.com.br. A prova do Vestibular será no dia 06 de novembro. A faculdade oferece os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Letras e Pedagogia.
Saiba mais sobre o Programa “Faculdade Para Todos”
O Programa “Faculdade para Todos” criado pela FaFEM - Mococa em parceria com a Fundação Universitária Vida Cristã - FUNVIC, reúne dois importantes programas de concessão de bolsas de estudos oferecidos aos alunos da graduação. Logo ao ingressar em um dos cursos oferecidos pela Faculdade, o aluno é beneficiado com bolsas que podem variar de 20 a 32%. Este benefício é concedido mediante os convênios firmados entre a Instituição de Ensino e as prefeituras da região, denominado “Bolsa Munícipe”, e será válido a partir de 2012.
Depois de efetuado a matricula, o aluno poderá participar de outros programas de concessão de bolsas oferecidos pela FaFEM - Mococa. Para isso, é necessário atentar aos prazos de inscrição e estar de acordo com os critérios socioeconômicos.
O Programa “Faculdade para Todos” surgiu da necessidade de oferecer à comunidade maior oportunidade de inserção ao Ensino Superior. Além dos ingressantes, os atuais alunos da FaFEM poderão ser beneficiados com o programa, seja na concessão de descontos através do “Bolsa Munícipe” ou mesmo através dos demais programas de concessão de bolsas institucionais, oferecidas pela FUNVIC.
O prefeito de Guaranésia, João Carlos Minchillo, e o diretor da FaFEM

Em Monte Santo, a assinatura aconteceu no gabinete do prefeito Militão Paulino de Paiva, com a presença do diretor da FaFEM e da Diretora de Educação e Cultura, professora Maria Ângela Dias Flauzino (Lilinha)

Deputado Odair visita lideranças de Monte Santo de Minas, Arceburgo, Juruaia e Monte Belo

Deputado Federal Odair Cunha ao lado de Amauri, vice-prefeito de Monte Santo, e Jairo


Na tarde deste sábado, dia 01, dando sequência as agendas da região Sudoeste de Minas, o deputado federal e vice-líder do Governo, Odair Cunha (PT-MG), visitou as cidades de Monte Santo de Minas, Juruaia, Monte Belo e Arceburgo.
Em Monte Santo de Minas, Odair se encontrou com o vice-prefeito Amauri Risbani e com a presidenta do PT, Lucinéia Muniz, visitou as instalações do “Minas Clube”, e em seguida conheceu o bairro Jardim Mariúcha, onde será construído uma praça com recursos destinados pelo deputado junto ao Ministério do Turismo. Ainda em Monte Santo, Odair conheceu o presidente do conselho tutelar, Sr. Ivo Grotto, que aproveitou a oportunidade para agradecer ao deputado pelo carro zero km destinado ao município. A cidade faz parte dos 46 municípios beneficiados com a emenda de Odair junto a Secretaria dos Direitos Humanos.
Em Arceburgo e Monte Belo, Odair conversou com militantes do PT, falou das ações do Governo Federal e das expectativas para as eleições municipais de 2012.
Já em Juruaia, Odair conversou sobre ações na área de saúde com a diretoria do Hospital Monsenhor Genésio, e em seguida com representantes da ACIJU – Associação Comercial e Industrial de Juruaia, sobre políticas de valorização do setor confeccionista, principalmente a que se refere à moda íntima. Juruaia é considerada a capital mineira da lingerie e possui atualmente mais de 150 confecções.

Arceburgo realiza o 1º Seminário Sobre a Atenção Integral à Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes e Jovens

Luciana Ribeiro da Costa Cili, secretária Municipal de Saúde, quando falava sobre os resultados conquistados



Arceburgo: Fruto de uma parceria consolidada desde agosto de 2010 entre a Organização Não Governamental (ONG) Reprolatina – Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva -, com sede em Campinas/SP, e a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social de Arceburgo, com apoio financeiro da Fundação Empower, foi realizado no dia 28 de setembro no auditório da Biblioteca Municipal Sebastião Campos, o 1º Seminário Sobre a Atenção Integral à Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes e Jovens. Antes, no dia 26 de setembro, no PSF -2, no cine pipoca, fazendo parte da programação, foi apresentado o filme Juno, cuja temática – gravidez na adolescência -, atraiu cerca de 50 adolescentes. No município residem, atualmente, 1.326 jovens adolescentes na faixa de 10 aos 16 anos. O encontro reuniu mais de 70 participantes, dentre eles Gracielly Alves Delgado assessora técnica da Saúde do Adolescente e do Jovem (ASAJ) do Ministério da Saúde; Elaine Prandi coordenadora do Projeto Adolescentes dos Direitos Sexuais e Reprodutivos da Reprolatina; Dra. Magda Chinaglia assessora da área médica, secretária Municipal de Saúde Luciana Ribeiro da Costa Cili; coordenadora da Atenção Básica de Saúde Rosa Quintiliano, além de enfermeiros, agentes comunitários de saúde, diretoras, professores e alunos da rede estadual e municipal de educação.
Na apresentação do projeto a representante do ASAJ apontou o grande desafio a ser vencido. “A juventude é um período de transição e alcance da maturidade, que depende de escolhas de hoje que refletirão no amanhã, por isto propomos com este encontro a implementação de uma política pública de qualidade, para orientação e atendimento ao jovem”, frisou. A coordenadora da Reprolatina, Elaine Prandi, explicou detalhadamente o projeto e os três principais objetivos que são: 1) Implementar na unidade (PSF) um período de atenção específica para a saúde de adolescentes e jovens. 2) Garantir o direito de adolescentes serem medidos sem a presença dos pais ou responsável legal. 3) Oferecer atenção de qualidade em anticoncepção com escolha livre e informada, incluindo a anticoncepção de emergência e entrega de preservativos. A assessora médica explicou a metodologia desenvolvida para a coleta de dados e informações para definição de ações e avaliação dos casos. A secretária Municipal de Saúde mostrou a avaliação e os resultados alcançados durante os 12 meses de execução do projeto, onde mais de 280 pessoas, principalmente, adolescentes foram beneficiados com ações educativas e mais de 30 mil preservativos entregues nas unidades, atendimento médico e de enfermagem para orientação e planejamento familiar. “Os resultados apresentados demonstram a dedicação conjunta de toda a equipe, que entendeu o alcance social do projeto, principalmente do(as) agentes comunitários de saúde e dos adolescentes capacitados, apoiados pela parceria Secretaria Municipal de Saúde e Reprolatina, implementaram e desenvolveram as ações do projeto nos espaços onde estão inseridos como escola, grupo de jovens e PSFs”, comemorou a superintendente de Saúde do Município. Ao final do encontro foram anotados alguns encaminhamentos e propostas para dar continuidade, fortalecimento e sustentabilidade das ações no município, que serão discutidas em conjunto entre a Secretaria de Saúde e as coordenações de cada unidade de saúde.
Um público atento sobre as explicações do tema proposto neste seminário

Prefeito de Arceburgo presta contas em audiência pública na Câmara Municipal

Em audiência pública, na noite de 30 de setembro, mas dependências da Câmara Municipal local, o prefeito Antônio Roberto da Costa apresentou a prestação de contas referentes ao 2º quadrimestre de 2011, ao período compreendido aos meses de maio a agosto, atendendo a lei 101 de Responsabilidade Fiscal, no seu artigo 9º, parágrafo 4º.
Na presença do presidente do Legislativo Municipal Gilberto de Souza Dias e demais vereadores, o próprio Chefe do Executivo, em viva voz, foi revelando os números do demonstrativo financeiro do período. As principais receitas apontadas no período de janeiro a agosto/2011 são: ICMS com participação de 33,29%; Fundo de Participação Municipal (FPM) 27,40%; Fundeb 12,05%; Operação Crédito 3,26% e outras que totalizaram R$13.683.135,20, ou R$1.710.391,90 na média mensal. As receitas tiveram um aumento de 23,89%, em relação ao mesmo período do ano anterior. No mesmo período as despesas totalizaram R$ 13.303.548,44, na média mensal R$ 1.662.943,56. As mais relevantes: Educação com 20,80%; Saúde 20,21%; Administração 15,18%; Obras 13,26%; Formação do Fundeb 13,21%; Meio Ambiente 4,46%; Cultura e Esporte 3,56%. O superávit no período foi de R$379.588,76, com saldo em caixa em 31 de agosto/2011 de R$1.389.194,07. O valor aplicado na Educação superou os 25% exigidos pelo artigo 212 da C. F., totalizando 28,45% da arrecadação de impostos e tributos, ou R$1.305.369,50. Na Saúde o valor legal mínimo para aplicação é de 15% e o valor aplicado foi de 26,34%, ou seja, 11,34% a mais, ou R$1.208.162,45 na média mensal. No quesito folha de pagamento o número de servidores é de 389, sendo o total gasto com a folha R$4.322.478,86 com média mensal de R$540.372,35, ou média mensal de gasto por servidor R$1.389,13. O percentual gasto com a folha de pagamento, tendo como base a receita corrente líquida é de 45,93%. Após apresentado os números, não havendo qualquer questionamento por parte dos vereadores presentes, o presidente da Casa encerrou a sessão agradecendo ao prefeito e o público que acompanhou atentamente esta audiência pública.