quinta-feira, 30 de junho de 2011

Tradicional Festa de São João Batista é sucesso mais uma vez em Arceburgo.


De 10 a 25 de junho Arceburgo comemorou seu 118º aniversário de fundação do município e prestou homenagens ao padroeiro São João Batista, em uma grande e tradicional festa com presença maciça de moradores locais e da região.
Com ruas e barracas lotadas a frase que mais se ouvia em Arceburgo era de que “esta foi a melhor Festa de São João da história da cidade”.
Na barraca principal da festa, muita música, bingo, leilão, comidas e bebidas típicas, mas principalmente alegria, estampada no rosto dos participantes, o que comprova o sucesso absoluto do grande evento junino do município.
Outra tradição que se destacou este ano foi a queima de fogos que, segundo populares, foi muito bonita e diferente dos shows pirotécnicos dos outros anos. Totalmente patrocinada pela Prefeitura, a festa deste ano foi um exemplo de civilidade, não havendo quase nenhuma ocorrência policial grave. Paralelamente à festa, houve a sensacional Cavalgada, Leilão de Gado e a 5ª Trilha de Motos, eventos que contaram com expressiva presença de público e ambos foram patrocinados pela prefeitura municipal e por Toninho da Bolsa.
Presente à festa todos os dias, o prefeito Antônio Roberto da Costa foi muito parabenizado pelo apoio ao evento e pela sua gestão, que é aprovada pela maioria dos arceburguenses.
Neste ano a tradicional festa de São João Batista foi declarada como patrimônio histórico e cultural de Arceburgo. Com isso, a prefeitura deverá promover a restauração da parte externa da igreja com pintura e troca de telhado.
Além da festa, houve uma intensa programação religiosa, coordenada pelo Monsenhor Enoque Donizetti de Oliveira, pároco local.
Entre os diversos eventos religiosos houve as tradicionais alvoradas, missas, primeira eucaristia, benção dos pães, casamento comunitário, crisma, batizado com água do Rio Jordão, levantamento do mastro, fogueira e a procissão do padroeiro.
Confira a baixo algumas fotos da festa.

sábado, 25 de junho de 2011

Praça da Igreja Matriz totalmente reformada é entregue à população.

Arceburgo:- Sonho antigo dos arceburguenses, a ampla reforma da parte superiorda Praça da Matriz, no centro da cidade, foi entregue à população pelo prefeito Antônio Roberto da Costa no dia 10 de junho em meio às comemorações do 118º aniversário da fundação do município. Com a reforma, a praça foi totalmente remodelada, apta a atender os transeuntes do município, visitantes e comerciantes locais, oferecendo mais conforto em um ambiente remodelado e apropriado para o lazer. A obra faz parte do projeto de revitalização do município, que busca mudanças paisagísticas, como novos canteiros de flores e árvores, instalação de quiosques padronizados, bancos de alvenaria e madeira, ampliação da área do pátio e do estacionamento, além de mudança na iluminação. Destaca-se no novo ambiente a combinação da arborização com os novos quiosques, organizados de forma a atender os frequentadores da praça com mais higiene e sem poluição visual. A nova praça foi planejada pela arquiteta Mônica David, e construída pela Construtora Cidade Forte. Na obra foram investidos aproximadamente 225 mil reais, dos quais R$ 97 mil provenientes de emenda parlamentar do deputado Odair Cunha; e o restante através de recursos próprios da prefeitura municipal. Com a reconstrução da parte superior da Praça, o prefeito Antônio Roberto da Costa completa um de seus objetivos como governante: recuperar toda a praça outrora abandonada pelo poder público, pois já em 2003 a parte inferior da mesma praça havia sido reformada e revitalizada pela prefeitura. Na ocasião da inauguração da praça estiveram presentes no evento centenas de pessoas, assim como autoridades políticas, civis e militares.
Durante a solenidade inaugurou-se também a escultura “O Trabalhador”, do artista plástico Lúcio Bitencourt, uma homenagem a todos os homens e mulheres que constroem o município arceburguense. Segundo o prefeito Antônio Roberto da Costa “Com essa reforma podemos dizer que Arceburgo se tornou uma cidade ainda mais aconchegante, bonita e segura, pois este novo ambiente irá trazer muitos benefícios ambientais, comerciais, recreativos e sociais à população arceburguense”.

Confira as fotos




Tratamentos dermatológicos caseiros são arriscados, diz especialista.



Nos últimos anos, popularizou-se, especialmente nos Estados Unidos, a venda de equipamentos conhecidos como home devices (dicas caseiras), para uso em casa, que dizem oferecer resultados semelhantes aos procedimentos estéticos realizados apenas nos consultórios médicos.
Como toda febre de consumo, a aceitação no mercado norte-americano tem sido grande. No Meeting da Academia Americana de Dermatologia de 2011, por exemplo, um dos lançamentos de destaque foi um aparelho de laser de 1.440 nm, para uso doméstico. Também são coqueluche na América do Norte, os LEDs de baixa intensidade que prometem realizar a bioestimulação para o crescimento de cabelos, rejuvenescimento facial, melhora de celulite e gordura.
Apesar do FDA (Food and Drug Administration) ter aprovado o uso desses equipamentos para tratamentos domiciliares por, em princípio, não envolverem riscos, a questão que se coloca é: será que realmente não existe perigo à saúde dos pacientes e um estímulo sem controle ao autotratamento?
No Brasil, ainda não há equipamentos de laser aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas alguns consumidores garantem os seus exemplares em viagens ao exterior.


Limitações dos equipamentos
Para o Dr. Alexandre Filippo, os home devices representam um modismo que, por empregarem energia extremamente baixa, exigem muita disciplina por parte de seus adeptos. “Acredito que, nesse caso, o maior risco é o das pessoas não alcançarem os resultados almejados. Se não forem utilizados regularmente e por tempo prolongado, os aparelhos não trarão qualquer modificação.”
Filippo exemplifica, citando os limites dos LEDs de bioestimulação para crescimento de cabelos para uso em casa. Enquanto o equipamento utilizado nos consultórios tem entre 500 e 1.000 lâmpadas, o home device para esta finalidade conta com, no máximo, nove.
“O paciente precisa utilizar frequentemente o aparelho durante um longo tempo, e dificilmente terá resultados comparáveis aos do consultório. Isso aumenta a chance de abandono e insatisfação”, afirma.
Quanto aos efeitos divulgados pelos fabricantes de home devices, o especialista é enfático ao afirmar que esses produtos não têm como competir com os lasers de consultório.
“Creio que serão um recurso a mais na rotina diária de cuidados com a pele. Podem substituir alguns tratamentos dermocosméticos, mas nunca os procedimentos de consultório, que são mais potentes e contam com o acompanhamento e expertise do dermatologista”.


Disciplina no uso e risco
de efeitos indesejados


O dermatologista Dr. Luís Torezan acredita que o uso indiscriminado pode levar a alguns casos de complicações, como irritações oculares e dermatites de contato, e ausência de resultados, da mesma forma que os tratamentos mal executados em clínicas de estética, por profissionais não treinados, que envolvam Luz Intensa Pulsada, epilação ou laser de CO2.
Torezan alerta ainda para possíveis efeitos inesperados dos equipamentos de uso em casa. “Existem home devices que prometem uma remoção temporária dos pelos indesejados. Mas, o uso indevido na face pode induzir a bioestimulação de novos pelos, pois usam baixa energia”, afirma.


Demonstrações em vídeo


As imagens de livre acesso em sites de postagem de vídeos que mostram “Do it Yourself” (em português, “faça você mesmo”) de tratamentos caseiros e home devices são um perigo.
“Cada paciente reage de uma forma diferente aos procedimentos, e há inúmeras ocorrências impossíveis de antecipar ou de explicar, em um vídeo caseiro. Caso reproduza sozinho os procedimentos que aprendeu na Internet, o paciente está muito vulnerável à ocorrência de problemas”, comenta a médica.
Portanto, todo cuidado é pouco. A especialista recomenda que os interessados nestes novos tratamentos procurem informação detalhada sobre o equipamento com seu dermatologista para entender bem como ele funciona e como deverá utilizá-lo.
Os produtos não devem ser utilizados sem supervisão médica. “Mesmo com a evolução das tecnologias para uso doméstico, quem é mais indicado para avaliar esse tipo de procedimento é o médico dermatologista”, finaliza Eliandre.

Fonte: www.eband.com.br

terça-feira, 21 de junho de 2011

Prefeitura realiza peça “Arceburgo ano 100”, direção de Coelho de Moraes


Em comemoração aos 100 anos de emancipação política a Prefeitura de Arceburgo (Antonio Costa), através da Superintendência de Educação (Rosa Bassani), ousou na comemoração. Resolveu que a comemoração deveria ter cunho amplamente cultural e educacional, e a celebração, dentre outras atividades, se fará com uma peça musical: ARCEBURGO ANO 100.

A peça introduz a idéia dos Imigrantes que chegam à nova terra com sonhos e projetos para o futuro feliz que não teriam em sua terra natal. Mas fica a saudade. A peça traça um painel livre e lírico sobre a história desses imigrantes e alguns flashes da história da nova cidade fundada na fazenda Fortaleza.

Com grande elenco pinçado entre estudantes e professores e gente da comunidade; contando com a participação do GRADA – Grupo de Arte Dramática de Arceburgo, nas expressivas interpretações de Joelma Freitas e Marcelo Carvalho, (e outros que ainda virão a partir de Julho) a estreia está marcada para Agosto; além desses contamos com Nelci Fonseca, Monica Rios, Nenê Pinheiro e Maria Coelho. Na direção: Coelho De Moraes.

Prevemos récita em Mococa, Monte Santo e na sede da AMOG em Guaranésia.

Os textos-base do espetáculo são de autoria de Francisco Bevilacqua, autor local e filho do iniciador do teatro em Arceburgo, Antonio Bevilacqua, e, de Dona Vita da LBV.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Tradicional cavalgada é realizada com grande sucesso em Arceburgo.




A cidade de Arceburgo está em festa. Pois nesse mês de junho, como é de costume e tradição, todos os anos são realizados as festas em comemoração ao padroeiro e tambem em comemoração ao aniversário de fundação do município. E para abrilhantar mais essas comemorações, nesse domingo em que se passou, dia 12/06 foi realizada a Tradicional Cavalgada da Festa de São João 2011. A Cavalgada deu -se início na COHAB Santa Terezinha, percorreu vários bairros e ocentro da cidade, passando na porta da igreja matriz, aonde recebeu os cumprimentos do Prefeito Municipal, seu vice, do Pe. Enoque e da população que estava ali presente. o local da chegada da cavalgada foi no Poli Esportivo Municipal, aonde a receptividade foi imensa. No local todos os participantes receberam uma medalha de honra ao mérito, por reconhecimento na participação do evento.
Também teve 4 porcos a paraguaia para todos que estavam no local comessem a vontade. A premiação também foi ampla. Pessoas da nossa região ficaram admirados da organização do evento. O evento foi televisionado pela TVD - TV Direta de Mococa e passou no programa Tenda da Cida, no dia 13/06 as 20:00 e dia 14/06 as 12:00
. E desde já, parabenizamos aos organizadores, ao Prefeito e também a toda população arceburguense, que juntos com essa bela cidade se alegra e comemora os 118° anos de fundação dessa linda cidade.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

PSF Dr. Nickson Russo será inaugurado dia 24 de junho, feriado municipal.



Arceburgo: A prefeitura municipal de Arceburgo marcou para o dia 24 de junho a inauguração do novo PSF 3. A data é oportuna, já que neste dia, feriado municipal, é o aniversário de fundação do município, que comemora 118 anos. Localizado no bairro São José, a obra fará justa homenagem ao saudoso médico Dr. Nickson, que por décadas medicou no município, estando sempre à disposição da população. Com a inauguração, mais de mil pessoas poderão desfrutar dos serviços médicos deste centro de saúde. Localizado entre os bairros São José, Vila Progresso, Jardim Santo Antônio e Laticínios, o novo PSF, além dos moradores dos bairros vizinhos, irá atender também os pacientes oriundos da zona rural.
A obra, que foi construída pela Construtora Cidade Forte, possui 420 metros quadrados e investimentos de 360 mil reais. Parte desses recursos foi disponibilizada pelo então Secretário Estadual de Saúde, Marcus Pestana, hoje, deputado federal eleito. A nova obra oferecerá melhores instalações e infraestrutura aos pacientes dos bairros próximos e aos funcionários. De acordo com o projeto elaborado pela Superintendência de Obras, a unidade dispõe de espaçosos consultórios médicos, consultório odontológico, consultório ginecológico, salas de curativo, inalação, vacina, cuidados básicos, materiais, secretaria, cozinha, além de sanitários com acesso para deficientes físicos. A obra foi construída em um terreno de 2.600 metros quadrados.
Segundo o prefeito Antônio Roberto da Costa, esse PSF, oferecerá mais conforto e qualidade nos serviços, associada à saúde preventiva e permanente aos moradores dos bairros próximos. “É na Unidade Básica de Saúde que os problemas de saúde mais sérios podem ser evitados e é por isso que a Prefeitura Municipal tem procurado melhorar a estrutura física e investido nessa obra. Esse investimento fruto de uma parceria do Governo de Minas, se propõe garantir mais qualidade de vida para a população. O objetivo é não apenas tratar da doença, mas principalmente promover a saúde”, concluiu Antônio Roberto da Costa. A inauguração deste PSF é motivo de orgulho e satisfação para o Departamento de Saúde, pois, com ela, todos os três PSFs do município encontram-se apropriados para o atendimento geral da população, dado que ambos são novos, amplos, estruturados, possibilitando a oferta de mais e melhores serviços.

Apenas um dia sem sacola plástica para ajudar o planeta.



Com o título de “salvar o meio ambiente está em nossas mãos”, a Rede Tonin de Supermercados comemorou o dia do meio ambiente, neste dia 4 de junho, sábado, tentando conscientizar seus clientes sobre o uso das sacolas plásticas. Foi “um dia sem sacola plástica” em todas as 8 lojas da rede, distribuídas pelos estados de Minas Gerais e São Paulo. Atualmente existe um apelo intensificado com relação aos poluentes da natureza e os supermercados em geral estão tentando fazer com que seus clientes utilizem as sacolas retornáveis ou o uso das sacolas oxibiodegradáveis (que já são utilizadas pela Rede Tonin desde 2005). A cidade de São Paulo será a 2ª capital brasileira, após Belo Horizonte, a banir as sacolas plásticas, de acordo com informação da Câmara Municipal da capital paulista. A Apas - Associação Paulista dos Supermercados -, fechou acordo com o governador do estado para acabar com as sacolinhas até o final do ano de 2011. As sacolas plásticas então serão substituídas por embalagens ecológicas, confeccionadas com uma espécie de plástico verde, que se decompõem em um terço do tempo da sacola normal.
A Rede Tonin promoveu um dia de conscientização a favor dessa causa, informando toda essa campanha, através de folhetos e cartazes aos seus clientes. Todas as pessoas foram convidadas a participar da campanha espontaneamente, respeitando o direito de cada cliente. Na opinião da diretoria da empresa, esse tipo de ação servirá como avaliações de como as pessoas estão aderindo à causa ambiental. Enquanto não houver a lei que proíbe o uso das sacolas definitivamente, a Rede Tonin continuará distribuindo gratuitamente as sacolas “ecologicamente corretas”, além de fornecer caixas de papelão, de acordo com sua disponibilidade e vender sacolas retornáveis. Como diz o título da campanha, salvar o meio ambiente está em nossas mãos e a Rede Tonin, junto com a associação de sua categoria, está empenhadíssima em construir um futuro melhor a todas as pessoas.

sábado, 11 de junho de 2011

Caminhada Ecológica da FUNVIC reúne estudantes de Mococa e Arceburgo


10/06/2011, Sexta – A Escola da Fundação – FUNVIC realizou a 5ª edição da Caminhada Ecológica entre os municípios de Mococa a Arceburgo. O percurso total é de 12km, cortando o povoado de Canoas até a chegada ao Parque Ambiental, na cidade mineira. Ao todo, mais de 150 alunos, professores, funcionários e familiares participaram da atividade que comemorou o Dia Internacional do Meio Ambiente.

A largada da caminhada aconteceu em frente à Estação Experimental de Mococa. Depois de um alongamento coletivo, deu inicio ao percurso pela estrada vicinal não pavimentada que liga as cidades. Contemplando a natureza exuberante do local, os participantes puderam presenciar o nascer do sol numa manhã típica de outono, onde nem o frio foi capaz de tirar a disposição.

De acordo com a coordenadora do Ensino Médio da Fundação - FUNVIC, professora Margareth de Freitas Paganoti, a Caminhada Ecológica tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar para os problemas ambientais, bem como desenvolver um estudo histórico e geográfico da região. "É o quinto ano consecutivo que realizamos a caminhada. É uma atividade que faz parte do calendário da escola e que envolve a todos", comentou.

No contexto histórico, a caminhada possibilita conhecer o povoado de Canoas, que foi cenário de batalhas travadas durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Por estar localizado numa região estratégica, na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, diversas trincheiras foram montadas nas fazendas do povoado. De geração a geração, as memórias das batalhas permanecem vivas entre os moradores.

Poucos quilômetros depois do povoado, a ponte do Rio Canoas é o marco divisório entre os estados e é onde acontece o encontro com os alunos arceburgueses, que integram à caminhada. Presente ao evento, o prefeito de Arceburgo, Antonio Roberto da Costa, destacou a importância da integração entre as duas cidades, afirmando ser um prazer receber estudantes de Mococa para participarem de um evento de grande importância ambiental.

"Nossa cidade fica muito orgulhosa pela visita dos alunos da Fundação - FUNVIC. Tenho um carinho todo especial por esta instituição de ensino, pois ela trabalha valores importantes para a formação humana, preparando homens e mulheres conscientes de seus papéis como cidadãos. Exemplo disso é esta caminhada, que muito mais que um evento de integração, é um exemplo de ação em prol do meio ambiente", afirmou o prefeito.

O prefeito de Mococa, Dr. Antonio Naufel, também prestigiou a Caminhada Ecológica. Segundo ele, é muito importante a educação ambiental nas escolas, pois assim é possível construir um futuro mais consciente e comprometido com as questões ambientais. “Parabenizo a todos pela iniciativa deste evento, em especial por discutirem temas que irão promover uma melhor qualidade de vida para todos nós”, destacou o prefeito.

O final da Caminhada Ecológica aconteceu no Parque Ambiental de Arceburgo, onde foram plantadas mudas de árvores nativas pelos integrantes do Olho D'Água, da prefeitura e de alunos da escola da Fundação – FUNVIC.


Fonte: www.diariodemococa.com.br

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Alvorada é tradição centenária das Festas de São João em Arceburgo


As tradicionais Alvoradas, tanto a do início da festa como a do final já estão cravadas na programação da festa de São João. Elas são centenárias. A alvorada, que sempre acontece no primeiro e no ultimo dia da festa é a Banda de musica percorrendo as principais ruas da cidade, com uma imensa multidão atrás ao som das famosas marchinhas juninas e carnavalescas e dos tradicionais dobrados musicais. Na alvorada os sinos da matriz tambem não param de tocar e as tradicionais musicas do auto falante da igreja matriz ecoam nos ares arceburguenses, juntamente com os estouros dos fogos de artifício. Neste ano não será diferente. A Tradicional Alvorada, tanto a do início que é 10/06 e tanto a do final da festa que será dia 24/06 ja está confirmada. Depois que a alvorada chega na barraca da festa, é oferecido um delicioso café, pelos festeiros e pelas padarias arceburguenses. Desde já, todos estão convidados para participarem deste maravilhoso evento.

Motoqueiros de Arceburgo preparam-se para 5ª Trilha de Motos


Muito barulho, adrenalina e aventura promete animar o dia 19 de junho em Arceburgo, com o acontecimento da 5ª Trilha de Motos do município. Serão mais de 45quilômetros de trilha, por estradas vicinais, cafezais, canaviais, fazendas e rios. O ponto mais marcante com certeza será no aterro sanitário do município, por onde os motoqueiros poderão se aventurar nas pistas, rampas e obstáculos propositadamente feitos.
O percurso iniciará, às 10hs, com saída do Poliesportivo Municipal. O evento acontece tradicionalmente no mês junino como parte dos festejos do aniversário do município. Espera-se a participação de motoqueiros de mais de dez cidades da região e entorno. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal, e anualmente tem sido incentivada pelo prefeito Antônio Roberto da Costa. Para que a trilha transcorra normalmente, uma comissão dos integrantes da Equipe Fortaleza foi montada para organizar o evento. Esta comissão é composta pelos Danilo do Zé Dito, João Mata-burro, DimMaffud.
O evento promete arrastar vários adeptos da prática de trilhas com moto de todos os lugares da região, nas mais altas trilhas disponíveis para o esporte. O itinerário da trilha é bem seletivo, com muitas curvas, retas e trajetos irregulares em meio às matas e pastos proporcionando mais emoção para o público e competidores.
“Para criar o máximo de dificuldade para os pilotos durante os treinos e corridas, foram montados obstáculos naturais”,explica Carlos Danilo um dos organizadores do evento.
Bastante receptiva, a Equipe Fortalezasempre tem aproveitado a oportunidade para agradecer a todos que ajudaram no evento e principalmente aos proprietários rurais, que foram muito prestativos. Os organizadores lembram que esse tipo de esporte/evento depende exclusivamente da boa vontade dos proprietários rurais, uma vez que a trilha é percorrida na área rural do município.
“A prefeitura também foi mobilizada para o evento e tem atendido extremamente bem, merecendo destaque”, frisou Dim Maffud, outro organizador da trilha.
A Trilha é extremamente organizada pelos responsáveis para que cada um dos inscritos possa desfrutar de um almoço e assistência total durante praticamente sete horas de percurso e outras atividades com a presença de uma equipe de primeiros socorros, pessoal de apoio, além de mecânicos e organizadores que cuidam para que tudo possa acontecer da melhor forma possível.
A campanha para que os participantes não façam uso de bebida alcoólica acompanha as preocupações da organização do evento e na saída da trilha muitas advertência orientam os condutores e acompanhantes sobre o assunto.
“Apreciar as paisagens locais, e desenvolver o turismo de aventuras, é a missão da 5ª Trilha de Motos de Arceburgo”, destacou João Mata-burro.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Industrias CORY traz para Arceburgo as delícias de Campos do Jordão


Empresa vai comercializar chocolates da tradicional marca Araucária para o Dia dos Namorados

Depois do sucesso de vendas dos ovos de Páscoa, a Cory volta a focar sua atenção novamente para os chocolates, desta vez visando ao Dia dos Namorados. Para festejar a data, a empresa fez uma parceria com os tradicionais chocolates Araucária, de Campos do Jordão (SP), para comercializá-los em sua loja de fábrica de Arceburgo (MG).
A empresa colocará à disposição dos casais apaixonados kits com trufas, bombons e tabletes de chocolate, além de corações trufados, nos sabores ao leite, maracujá e morango, de fabricação própria. Os produtos poderão ser encontrados nas lojas entre 30 de maio e 11 de junho na loja da Cory, que fica na rodovia MG 449, km 5,5, Distrito Industrial.

Sobre a Cory

A Cory nasceu em 1969, na cidade paulista de Lins, produzindo doces e biscoitos. Empresa 100% nacional, possui duas fábricas, uma em Ribeirão Preto (SP) e outra em Arceburgo (MG). As balas Icekiss, carro-chefe da Cory, são produzidas há mais de duas décadas e se tornaram líderes de vendas no segmento de balas refrescantes. Seus grandes atrativos sempre foram os recadinhos em suas embalagens e as figurinhas.