Os documentos de posse aos novos proprietários das 50 casas foram entregues sob a alegria e felicidade estampada no rosto de cada mutuário e, segundo este programa do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal, tem como finalidade proporcionar moradias para as classes menos favorecidas. A aquisição destas casas começa com um cadastramento e a relação de documentos dos interessados na Prefeitura. Após análise do cadastro, que segue uma pontuação cujo critério é: a renda comprovada, idade, número de dependentes, profissão e demais dados. Os cadastros seguem para a COHAB/MG, que realiza o processo de seleção dos candidatos.
Nesta entrega foram selecionadas 26 mulheres e, segundo o vice-presidente da COHAB/MG “elas atendiam plenamente as condições de aquisição e ainda são responsáveis, através de sua renda comprovada, pela manutenção da casa”, explicou. O Programa Lares Gerais – Habitação Popular é proveniente do Tesouro do Governo de Minas Gerais e os recursos são gerenciados pelo Fundo Estadual de Habitação. A casa com 36 metros quadrados de construção, num terreno de 200 metros quadrados, têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro, ao custo médio unitário de R$36 mil.
A COHAB/MG conquistou um importante prêmio em 2009, pelo processo de qualificação dos mutuários. A Prefeitura parceira do Programa Lares Geraes deve estar religiosamente em dia com suas obrigações fiscais e sociais. A entrega das casas populares foi realizada pelas autoridades presentes para um a um dos mutuários, que recebiam o contrato de compra e venda com alienação fiduciária (a casa fica como garantia) sob os aplausos dos presentes, proporcionando grande emoção aos novos proprietários a cada nome chamado.
Momento em que as autoridades descerravam a placa inaugural do Conjunto Habitacional Nova Arceburgo
O vice-presidente da COHAB/MG, Mauro Neri Brito, lendo um exemplar da nossa “Folha”
Na tenda armada o público e os mutuários esperavam pela entrega das casas
Em primeiro plano, da esquerda para a direita, o vereador Balistinha, o vice-prefeito Eliel, e o prefeito Toninho da Bolsa
Nenhum comentário:
Postar um comentário