quarta-feira, 14 de março de 2012

ARCEBURGO DÁ UM PASSO À FRENTE AO DESTINO DO LIXO

Através de contrato firmado entre a Prefeitura Municipal e a empresa SEG – Serviços Gerais Ltda. -, Arceburgo dá um passo à frente no destino do lixo. No dia 1º de março entrou em operação a Usina de Triagem e Compostagem de Lixo (UTC), situada a 1,5 km do centro da cidade e com capacidade instalada de 40 toneladas/dia de processamento do lixo.
A usina, com 700 metros quadrados de área construída possui galpão, escritório, auditório para palestras, refeitórios e banheiros, operando inicialmente com 10 funcionários, é a única na região, projetada e construída dentro das técnicas mais avançadas de engenharia civil e ambiental. A preocupação com o meio ambiente inicia com a coleta e vai até o tratamento e disposição final dos resíduos sólidos (lixo). Após a coleta das 5 toneladas diárias de lixo, este é selecionado e faz-se a triagem em material orgânico (resto de alimentos, casca de frutas, pó de café, entre outros), plásticos, metais, vidros, papel e papelão e até fios condutores. O lixo orgânico é destinado na fabricação de adubo, o restante segue para reciclagem. O lixo passível de contaminação (fraldas, preservativos, papel higiênico e outros) segue para o aterro sanitário onde há valas para depósito de rejeitos e de animais mortos. Até uma Estação de Tratamento de Água (ETA) foi construída para que a água usada nas instalações não venha a contaminar o lençol freático, mananciais de água e solo.
O empreendimento está devidamente regularizado para o pleno funcionamento em todos os órgãos competentes. Um dos mais importantes é a Autorização Ambiental de Funcionamento – AAF nº 02435/2011 e registro nº 487759/2011. Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente Ademir Carosia, “com o funcionamento da usina o importante é o trabalho conjunto da população, em relação à separação do lixo em material orgânico (lixo molhado) e o material reciclado (lixo seco). Com esse simples processo de separação podemos dar mais agilidade e eficiência no tratamento do lixo”, explicou, deixando escapar o entusiasmo pelo pioneirismo da instalação da usina em Arceburgo.
Procurado por nossa “Folha”, Porfírio Alves de Oliveira Filho, diretor consultor da ONG Sítio da Tia Marianinha, órgão não governamental fundado em 2001, prestando serviços importantes na área ambiental no Brasil, demonstrou grande entusiasmo pelo tratamento do lixo. “Esse 1º de março será um marco histórico para o município. O antes e depois da implantação da UTC, com certeza as próximas gerações agradecerão no futuro, por esse importante passo dado hoje”, concluiu com largo sorriso de contentamento.
A SEG – Serviços Gerais Ltda. – está planejando uma forma de incentivar a separação do lixo pela população com brindes e premiações, e uma ampla campanha de divulgação pelos meios de comunicação locais. Está também a procura de novos parceiros (Prefeituras e empresas) interessados em conhecer e utilizar a nova UTC. A SEG está instalada à Rodovia MG-449 – km 3,5 – Arceburgo/MG – Cep 37820-000 – Fone: (35) 3556-1059 – e-mail: seg_arceburgo@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário