quarta-feira, 14 de março de 2012

Arceburgo terá apresentação do Causo e Violas das Gerais do Sesc/MG

Como parte da inauguração do Centro de Inclusão Social, dia 17, sábado, muitos arceburguenses terá o privilégio de assistir uma apresentação cultural, artística e folclórica dos integrantes do Causo e Violas das Gerais.
Composto por mais de vinte integrantes, o projeto Causos e Violas das Geraisdo SESC/MG busca valorizar e resgatar duas importantes manifestações da cultura mineira: o contador de causos - uma figura lendária, popular e atraente - e o tocador de viola - cancionista que encanta e emociona há muitos e muitos anos. O projeto é itinerante e percorre praças de Belo Horizonte e vários municípios do interior de Minas. Grandes artistas mineiros, sejam eles contadores de causos ou violeiros, realizam um grande espetáculo de prosa e música.
O contador de causos é uma figura lendária, popular e benquista por todos. E o tocador de viola é o seu parceiro ideal, misturando prosa e som.
Uma das atrações da noite é o compositor e apresentador Chico Lobo, um dos mais conhecidos violeiros do cenário nacional. Natural da cidade mineira de São João Del Rei, Chico traz em seu repertório, o som das folias, dos congados, das catiras, das modas e das suas raízes caipiras.Incentivador da música regional, ele conserva através da sua viola, a tradição da boa música brasileira.
O som também ficarápor conta do músico Fernando Sodré, outro ativo violeiro da nova geração, vencedor do prêmio BDMG de música. Fernando Sodré inovou, em parceria com a Fábrica de Violas HootzLutheria, na criação da viola de 14 cordas, um instrumento único, com maior extensão harmônica e um timbre bastante surpreendente.
Ambos, Fernando Sodré e Chico Lobo sempre marcam suas apresentações pelo carisma, talento e participação entusiasmada do publico.
O show é gratuito e acontecerá no Calçadão Municipal, em frente o Colégio Arceburguense a partir das 21 horas. Apresentações de artistas do município também constam na apresentação.
Privilegiadamente, a edição do projeto Causos e Viola das Geraisem Arceburgo, será a primeira apresentação do grupo no ano de 2012. No repertório, novas canções e causos inéditos em Minas Gerais.
Parceiro do evento, o prefeito Antônio Roberto da Costa acredita que a iniciativa buscará resgatar valores como família, religiosidade e os bons costumes do povo mineiro, incentivando e preservando as diversas manifestações mineiras através dos causos e da boa música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário