sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ARCEBURGO: ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL SÃO CRIADAS ÀS MARGENS DA MG-449

Com a presença do prefeito Antonio Roberto da Costa, do vice-prefeito Eliel Ferreira da Costa, do secretário do Meio Ambiente Ademir Carosia, da secretária da Educação Rosa Maria Magalhães Bassani Moraes, de diretores, professores e alunos da Rede Municipal de Educação foi inaugurado oficialmente na manhã do dia 10 de fevereiro, dois espaços marcos de preservação ambiental do município, às margens da Rodovia MG-449, que liga Arceburgo a Mococa, km 11, após o Posto de Fiscalização (sentido Arceburgo/Mococa).
O espaço dos beija-flores e o de mata atlântica, o primeiro com área preservada de 7.600 metros quadrados, foram plantadas 210 plantas entre árvores e arbustos. Com previsão de expansão no futuro, o projeto visa a atração de aves nectívoras (que se alimentam do néctar), porém borboletas, abelhas e outros insetos juntamente com as aves farão a dispersão das sementes no seu território. Foram plantadas Flamboyanzinhos, Frutas-do-Sabiá, Suínas, Malvaviscos, Grevíleas-Anãs e Asistásias. Também integrando o projeto, o espaço mata atlântica com 7.200 metros quadrados, homenageando José Márcio Villela Meirelles, idealizado para chamar atenção para este bioma tão importante, e paulatinamente degradado ao longo dos anos, foram plantadas inicialmente 200 árvores: Pau-Brasil, Primaveras, Frutas-do-Sabiá, Quaresmeiras, Embaúbas, Canjambos, Peito de Pombo, Manacá da Serra, Ipê Amarelo do Brejo, Corticeira da Serra, Suinás, Chal-Chal, Amélias e Palmito Jussara. Representando o homenageado, o casal Ana Sandoval Meirelles Ohara e Heitor Ohara. Ela filha do homenageado e da professora Vera Sandoval, que ensinava às crianças a importância da preservação. No local, que transitam uma média de 2.500 veículos por dia nos dois sentidos, ganhou uma área de descanso com mesa e bancos, sob à sombra de uma enorme árvore.
A corporação da Polícia Militar estava no local com uma viatura para garantir a segurança do evento, que no descerramento das placas pelas autoridades presentes, precisou reter o trânsito da rodovia por alguns minutos. A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura foi a idealizadora do projeto e, no discurso do secretário Ademir, ele disse que “é um projeto simples, de coração. Uma gota no oceano, mas se todos tivessem esta preocupação em preservar, o mundo se tornaria um lugar melhor”, finalizou sob os aplausos dos presentes.

CONFIRA A FOTOS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário