quarta-feira, 14 de março de 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ARCEBURGO É REFERÊNCIA NA REGIÃO



Arceburgo: Com um plano de trabalho muito bem elaborado, o prefeito Toninho da Bolsa, que vem cumprindo com determinação e planejamento impar o seu segundo mandato, tem feito da Assistência Social um ponto referencial de seu governo. A Secretaria Municipal de Assistência Social, comandada por Lidiana Aparecida Pedroza Telch, é responsável pela prestação de serviços assistenciais que visem à melhoria de vida da população e cujas ações sejam voltadas para as necessidades básicas do indivíduo, oferecendo proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, estabelecendo diretrizes gerais e estratégicas que viabilizem oportunidades de trabalho, emprego, renda e moradia, através de planos, programas e projetos, constituindo normas e regulando as ações de prestação de serviços no campo da Assistência Social no município. O município de Arceburgo tem uma realidade socioeconômica que retrata algumas faces das questões sociais existentes em nosso pais, como êxodo rural, alcoolismo, aumento do numero de outras dependências químicas, e entre outras situações.
Conforme a nossa “Folha” apurou, não há incidência de extrema pobreza. Existem casos isolados de famílias em situação econômica e social de vulnerabilidade temporária, diagnosticada principalmente na área urbana, tendo como instrumento para detectar tal situação o Cadastro Único para Programas Sociais. Atento no planejamento de seu governo, o prefeito Toninho da Bolsa se aplica nas ações de políticas públicas. Estribada em um plano de governo a Secretaria Municipal de Assistência Social utiliza estes dados para diminuir o déficit habitacional com a construção de casas populares (Bairro Santa Terezinha e Nova Arceburgo) e também para a construção do Centro de Inclusão, foto, que será inaugurado em 17 de Março próximo, cujo objetivo é garantir direitos socioassistenciais na perspectiva de ampliar a proteção social básica à família em situação de vulnerabilidade social através do acolhimento, da prevenção e da promoção, reduzindo a fragilidade social e fortalecendo o convívio, a educação e a inclusão no meio familiar.
Depois de alguns meses de conversação com a Secretaria de Estado de Assistência Social (SEDESE) em Belo Horizonte, com grande empenho do prefeito Toninho da Bolsa, conseguiu-se a mudança de gestão do município frente ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS - de Inicial para Básica, o que eleva a qualidade dos Serviços de Assistência Social prestados à população. Este atendimento está sendo feito no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). “Para a efetivação desse procedimento contamos com a colaboração de todos: Educação, Saúde, Assistência Social e Administração através do Prefeito Antonio Roberto da Costa”, diz Lidiana, finalizando que “para atendimento diário das famílias temos o CRAS que após a habilitação do município de Gestão Inicial para Básica, oficializa-se através do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário