domingo, 29 de maio de 2011

Arceburgo é a sexta cidade mais bem administrada em Minas Gerais


Dentre os 5.565 municípios em todo Brasil, Arceburgo é a 35º com melhor gestão pública.

Pela sexta vez consecutiva, Arceburgo foi classificado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) entre os 100 melhores municípios no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros (IRFS), divulgado nesta semana, em Brasília.
No quesito geral, que mede os índices Fiscal, Social e Gestão Pública, Arceburgo é a 35ª (trigésima quinta) cidade mais bemadministrada dentre os mais de 5.565 municípios em todo Brasil. No ranking mineiro, Arceburgo é a sexta cidade mais bem administrada entre os 853 municípios de Minas Gerais.
O município arceburguense foi premiado ainda com a indicação de décima primeira (11ª) cidade no quesito Social, em meio a mais de 5.560 prefeituras em todo Brasil.

O dado é ainda mais positivo para Arceburgo, pois no ranking Social em Minas Gerais, o município ocupa a segunda posição dentre as 853 cidades mineiras.
Mesmo nos quesitos de Gestão e Fiscal que compõem o IRFS, Arceburgo está entre os cem primeiros em todo Brasil.
“Essas posições são baseadas em dados oficiais do Governo Federal e tem credibilidade. Isso é um parâmetro fiel de que Arceburgo está no caminho certo ao ser administrado de maneira séria e priorizando investimentos que realmente trazem qualidade de vida à população. Por isso, vamos continuar melhorando a cada ano”, avaliou Antônio Roberto da Costa.
Criado em 2002, o IRFS avalia o desempenho dos municípios brasileiros e é composto por três subíndices - fiscal, gestão e social, cada um deles medindo a desempenho na área por meio de distintos indicadores. O índice fiscal, por exemplo, reflete a evolução dos indicadores relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), como nível de endividamento e gasto com pessoal, superávit primário. No quesito social, são avaliados os setores da educação (gastos, matrículas na rede municipal, taxa de abandono e porcentagem de professores com curso superior) e saúde (gastos, taxa de mortalidade infantil, cobertura de vacina e média de consultas por habitante). No item gestão, é avaliada a forma como o prefeito administra os investimentos, o custeio da máquina pública e os gastos legislativos. Ao todo, 15 indicadores são medidos para gerar o IRFS, sendo que as notas variam de 0 (atribuído ao município com pior desempenho) a 1 (melhor desempenho).
Nesta edição do IRFS, foram apresentados os comparativos dos resultados entre 2002 e 2009 para que os prefeitos possam ter uma idéia não só da sua situação atual no ranking do índice, mas também sua evolução, ou não, ao longo dos anos.
O levantamento da Confederação Nacional dos Municípios em que classificou Arceburgo entre as melhores gestões do país foi feito a partir dos dados apresentados pelos prefeitos do balanço anual à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão do Ministério da Fazenda. O estudo da CNM comprova que o prefeito Antônio Roberto da Costa tem assegurado o planejamento das finanças com responsabilidade e critérios técnicos.
As informações dessa matéria são do site da Confederação Nacional dos Municípios (www.cnm.org.br) e do jornal “Estado de Minas” em sua edição de nº 25.304, do dia 18 de maio.

Arceburgo é a 35ª cidade mais bem avaliada em gestão pública entre os 5.565 municípios brasileiros, revelou a Confederação Nacional dos Municípios, CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário