segunda-feira, 30 de maio de 2011

Igreja Matriz de Arceburgo será tombada e virará patrimônio histórico de Arceburgo


A Comissão Municipal do Patrimônio Histórico de Arceburgo encaminhou ao prefeito os últimos documentos para o processo de tombamento da Igreja Matriz de São João Batista. A Secretária de Educação, Rosa Maria Magalhães Bassani, integrante da Comissão, explica que há uma sinalização positiva por parte da Prefeitura e da comunidade católica quanto à medida. “A Igreja Matriz é um bem de interesse cultural do município. Portanto, creio que muito em breve poderemos comemorar essa conquista”, disse.
O ato de tombamento conta com a simpatia do prefeito Antônio Roberto da Costa. ”A igreja tem conteúdo histórico impressionante e a possibilidade de tombamento potencializa ainda mais seu valor cultural/turístico. O município tem inúmeros patrimônios já preservados; e a prefeitura tem de se colocar sempre a disposição para atuarna defesa de todos eles”, assegurou o prefeito. Uma vez tombado um imóvel, é responsabilidade da Comissão Municipal do Patrimônio Histórico analisar e deliberar sobre as intervenções nele realizadas e em sua área envoltória, tanto para a proteção do patrimônio em si como do seu entorno e visibilidade.
“A Matriz de Arceburgo logo estará inscrita em nosso livro de Tombos como um bem de valor cultural, arquitetônico, artístico e paisagístico”, comemora o professor e historiador Sander Rogério Ribeiro Pereira.Ele explica que a Igreja da Matriz foi construída toda em estilo neoclássico com inspiração francesa e contou com a colaboração de distintos arceburguenses que arcaram com as despesas.O principal protagonista por esta construção foi o senhor Francisco Lima de Souza Dias, o Chiquinho Major. Ela foi inaugurada em 24 de junho de 1928, compatível com o crescimento da cidade.
De grande importância artística e religiosa, os forros, tanto da nave quanto da capela-mor, foram pintados por Alberto Ferrante, natural de Franca/SP. As imagens retratam a encenação do nascimento e morte de São João Batista, padroeiro da Igreja e do município.
O tombamento da Igreja também tem objetivos governamentais. O prefeito Antônio Roberto da Costa explica que, além da questão da preservação da identidade cultural e histórica do município, otombamento é necessário para a viabilização dos recursos para a obra de restauração da Matriz. “O poder público somente libera recursos para obras se o imóvel em questão for tombado como patrimônio histórico”, destaca. Nos próximos meses, após o tombamento, a prefeitura irá fazer restauro em pintura de toda a área externa da Igreja.
A iniciativa objetiva comemorar oportunamente os 100 anos de emancipação politico-administrativa do município arceburguense, a ser celebrado durante todo o ano de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário