segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Arceburgo: Igreja da Matriz está sendo revitalizada pela Prefeitura Municipal

Há uma semana, a Igreja Matriz de São João Batista de Arceburgo está sendo revitalizada. As obras compreendem a troca de todo o telhado, bem como a pintura externa. As obras está sendo executada pela Construtora Cidade Forte que venceu a licitação pelos serviços. Os investimentos são de 62 mil reais, provenientes em recursos próprios da prefeitura.
A reforma da Igreja é parte dos compromissos do prefeito Antônio Roberto da Costa com esta Igreja Matriz, já que agora, ela é um Patrimônio Histórico de Arceburgo, pois foi tombada pela Prefeitura Municipal, acolhendo recomendação da Comissão Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.
“A igreja tem conteúdo histórico impressionante e o seu tombamento histórico e sua revitalização potencializa ainda mais seu valor cultural e turístico. O município tem inúmeros patrimônios já preservados; e a prefeitura tem de se colocar sempre a disposição para atuar na defesa de todos eles”, assegurou o prefeito.
A Igreja da Matriz foi construída toda em estilo neoclássico com inspiração francesa e contou com a colaboração de distintos arceburguenses que arcaram com as despesas. O principal protagonista por esta construção foi o senhor Francisco Lima de Souza Dias, o Chiquinho Major. Ela foi inaugurada em 24 de junho de 1928, compatível com o crescimento da cidade.
De grande importância artística e religiosa, os forros são da técnica de estuque, tanto da nave quanto da capela-mor, foram pintados por Alberto Ferrante, natural de Franca/SP. As imagens retratam a encenação do nascimento e morte de São João Batista, padroeiro da Igreja e do município.
A iniciativa pela revitalização pelo prefeito Antônio Roberto da Costa objetiva comemorar oportunamente os 100 anos de emancipação politico-administrativa do município arceburguense, a ser celebrado durante todo o ano de 2011.
Populares em geral tem parabenizado o prefeito em co­la­bo­rar com a res­tau­ra­ção do pa­tri­mô­nio da ci­da­de.
“A Igreja Matriz representa muito para nossa cidade, é um patrimônio histórico. É uma grande obra, que resgata a memória da nossa cidade”, disse Cecilia Galvani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário